Gente que inspira

Pages

11 de mai. de 2015

Me ajuda a olhar?




Imagem Web


A lua exerce um fascínio eterno nas pessoas. Resistiu ao desencanto que assolou o mundo, ao tédio das retinas, à vulgarização do sublime. Cada olhar em direção à Lua cheia é um espanto que não enfraquece, e é sempre um olhar primeiro numa sucessão infinita de olhares estreantes. O homem foi à Lua, mas São Jorge continua lá, e a luz emprestada ao satélite ainda faz com que os olhos brilhem. É preciso encontrar tempo e espaço para olhar a Lua, as estrelas, estabelecer um contato amoroso com elas e utilizá-las como portais para outras dimensões de nós mesmos. Dimensões desconhecidas, quem sabe extasiantes.
Umas das causas do consumo excessivo de drogas, por parte de garotos e garotas, é justamente a deficiência imaginativa. As cataratas que obstruem a beleza das coisas ínfimas. A pessoa imaginativa produz seus devaneios naturalmente.Que podem ser belíssimos. Contudo extirparam o órgão imaginativo dos homens. Eles já não semeiam realidades com sementes oníricas.
Muitos jovens sentem-se entediados em locais onde a Natureza é a grande estrela. Dizem não ter nada para fazer lá. Porque olham com descaso a flor solitária nas dumas de areia. Porque não sabem ver na majestosa solidão da flor uma metáfora para comportamentos e sentimentos humanos.
Também falta ternura. E ternura é algo na maioria das vezes desconhecido.
Mas o ser humano haverá de esgotar sua fome exacerbada pelos desejos materiais, e então terá início um apetite de ternuras, um anseio por asas, o orgasmo do olhar diante da beleza da mulher, do homem, das espumas do mar..
E volto a lembrar o poder do satélite com luz emprestada. Também dou-me conta do brilho da escuridão. A escuridão tem luz íntima, voltada para dentro, e um dia talvez todos possam enxergá-la. Do mesmo modo, a luz cria trevas ofuscantes, fogo derretendo íris. É preciso não esquecer que, sim, há muitos mistérios não desvendados pelas nossas vãs filosofias.
Também o esplendor das palavras se perdeu. Resta-nos apenas clichês sacralizados com os quais se evoca o Divino. São delírios maculados pela insanidade dos que sustentam um Deus com os dízimos. Eles mal olham pro céu e nada entendem sobre constelações. Toda a sua energia é gasta para combater o Demônio. A esses, só o Demônio poderá salvar. E aí talvez consigam promover o encontro entre seus olhos e o céu estrelado.
Acho que essa história traduz a minha direção principal no exercício da Arteterapia:


A função da arte

Eduardo Galeano

Diego não conhecia o mar. O pai, Santiago Kovadloff, levou-o para que descobrisse o mar. Viajaram para o Sul.
Ele, o mar, estava do outro lado das dunas altas, esperando.
Quando o menino e o pai enfim alcançaram aquelas alturas de areia, depois de muito caminhar, o mar estava na frente de seus olhos. E foi tanta a imensidão do mar, e tanto fulgor, que o menino ficou mudo de beleza.
E quando finalmente conseguiu falar, tremendo, gaguejando, pediu ao pai:
- Me ajuda a olhar!

Os olhos encantados precisam de outros olhos para dividir o fulgor. E assim vamos semeando sonhos...

Pólen no olhar






Arte: John Ballou Newbrough



(Dedico aos colegas Arteterapeutas )





Nas minhas ficções pessoais enquanto arteterapeuta, às vezes imagino que sou aprendiz de borboleta, cuja função na vida é, essencialmente, polinizar olhares desencantados.  Digo-me aprendiz, porque creio que todo terapeuta é sempre um aprendiz de si mesmo, e os pacientes são fragmentos de sua própria Dor materializada. No fundo, imagino que um dia alguns se reconhecerão estrelas de uma mesma constelação há muito desmanchada.
Esse é também o Devaneio que alimenta a loucura de amar a humanidade, o paraíso do chão, onde os deuses enfraquecem homens e mulheres e atiram os animais numa selva insólita e petrificada, entregues a sua própria sorte. Sim, é preciso amar profundamente o que é humano, o que ainda rasteja, alheio a asas que clamam por libertação.   Acredito que esse deva ser o Primeiro Mandamento para aqueles cujo destino é cuidar do outro, conhecer a textura subjetiva dos seres humanos. É preciso amar o pó da terra como amamos o brilho das estrelas.
Dentro dessa percepção, questiono-me sobre o papel real das religiões, indago-me a respeito dos instintos artificialmente domados, da imposição de “caminhos da salvação” estreitos, sufocantes, paraísos forjados de modo a desmerecer o que humano, a obscurecer a Beleza terrena, a negar a possibilidade de se viver o sagrado por meio de cada gesto profundamente humano.  Talvez, de tanto buscar no alto o sentido da existência, desaprendemos a olhar o sagrado do chão, a Escuridão humana, em cujo ventre encontra-se a Luz.
O fato é que fomos, pouco a pouco, rejeitando a nossa humanidade, rotulando nossos ímpetos criativos mais primitivos de “pecado”, entediando as nossas retinas com clichês fantasiosos de Beleza e Felicidade.  Temos ânsia de Eternidade e vamos caminhando em frente, com passos apressados, ávidos pelos paraísos que se encontram sempre mais à frente. Nesse caminhar horizontal, vamos perdendo a vida, deixando pelo caminho a Seiva. Artificializando a Existência. É preciso verticalizar a caminhada e conhecer as nossas profundezas.  É preciso vivenciar a plenitude das coisas ínfimas; encontrar a diversidade de paraísos terrenos; encarar “a ferida que não cicatriza nunca” de uma nova forma, com um olhar metafórico, que encontrará uma infinidade de sentidos – com os matizes claros e escuros – para toda e qualquer experiência vivida.
O que vivenciei no processo de formação em Arteterapia legitima a minha ficção pessoal, a minha metáfora íntima de borboleta polinizadora.  Havia pólen no olhar de quem me ensinou a amar a Arteterapia. Meu mundo largou-se, coloriu-se, abriu espaço para a Beleza. Usando uma expressão hillmaniana, fui reaprendendo a “fazer alma”.  E hoje compreendo que o papel da Imaginação é fundamental em toda terapêutica.  Muito mais do que antes, também compreendo que é preciso ir além da realidade para encontrar o Real.  Já não quero ver, apenas; quero “transver” – desejo despertado pelo inesquecível poeta Manoel de Barros: “O olho vê, a lembrança revê, e a imaginação transvê”. Só através da Imaginação o homem pode lançar-se a uma nova dimensão da vida, deixando para trás o ordinário e conectando-se com a alma das coisas.
Tudo isso me faz lembrar do tão falado “terceiro olho”, pelos esotéricos, por algumas correntes espiritualistas, uma e outra religião.  Consta que o terceiro olho é a origem da intuição e corresponde a uma possível glândula entre os nossos olhos humanos, visíveis.  Existem, entre eles, inúmeros exercícios para desenvolver esse olho oculto, a intuição. Pois eu creio que não há exercício melhor do que o ato imaginativo para desenvolvermos não somente a capacidade intuitiva, mas também para curarmos os nossos olhos, desliteralizar a percepção, transformando-a em Imaginação.  A Poesia como olhar – não meramente como gênero literário – é a única saída que nós, a Humanidade, podemos ter.

Nossas imagens pessoais foram adulteradas, falsificadas, pela literalização da existência. A herança cartesiana teve força suficiente para literalizar até mesmo os símbolos.  E só podemos reverter o embotamento, a cegueira dos homens para a alma das coisas, se nos dermos conta de que apenas enxergamos, já não vemos. Ou apenas vemos, quando é preciso transver. Evocando Clarice Lispector, poderíamos dizer que as linhas cartesianas esmagaram as entrelinhas, onde mora a Alma.  E mais uma vez chamando em meu socorro o poeta Manoel de Barros, um alerta: "As coisas não querem mais ser vistas por pessoas razoáveis. Elas desejam ser olhadas de azul.”   E nós podemos, sim, enxergar o divino azul humano aqui na Terra.